Um ambiente diferente, pessoas que nunca viram e a possibilidade de ficar sozinho ali, sem pai e mãe... é desesperador, nisso temos que concordar. E toda a insegurança que envolve, principalmente os pais (só confiamos no que conhecemos) e que é contagioso (passa pra criança)acaba que dificulta ainda mais o processo. A resolução não é impossível mas é difícil e pede um jogo de cintura e criatividade da equipe pedagógica.
Conquistar os pais
Os pais precisam se sentir seguros quanto a instituição e professores. Para começar, sugiro que a escola abra as portas e envolvam as famílias na primeira semana. Toda a aula deve ser planejada de forma lúdica, divertida e com a participação dos pais. Nesse momento, os pais conhecem os professores, o trabalho pedagógico e baixam a guarda, estabelecendo o equilíbrio e a confiança, facilitando a parte 2 do processo.
Conquistando a criança
Pais confiantes, crianças confiantes. Os pais viram automaticamente parceiros do processo. e como já conhecem os professores e o trabalho, se sentem, mesmo diante do choro, seguros em corta o cordão umbilical. Informativos com orientações e todo o roteiro desta semana pode ser passado para os pais evitando a ociosidade.
Vamos lá?!
Grande abraço!!
Flavia Cardoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário