Mudando a forma de ensinar!
Hoje começo com a resposta! Porque, infelizmente, insistimos nas mesmas práticas com crianças que estão a léguas na nossa frente.
Insistimos em ensinar matemática com listas enormes de exercícios e deixamos de ver como ela é na prática no mercadinho da esquina, pesquisando preços, fazendo compras, calculando troco, vendo taxa de juros e porcentagens.
Continuamos em nossas salas de aulas, trabalhando produção de texto com escritas soltas, sem intervenção com erros que se repetem ao invés de propor a produção de um jornal ou blog com textos trabalhados, escritos e rescritos, aperfeiçoados para a publicação.
Empobrecemos a aula de geografia usando o globo terrestre, às vezes tão pequeno para favorecer a todos da turma, falando repetidas vezes sobre continentes, linha do equador, ao invés de visitar continentes e países com o Google Eatch e viajar pelo mundo estando ainda assim na sala de aula.
Preferimos implicar e criar conflitos quanto ao uso do celular na sala ao invés de transformá-lo em instrumento de aprendizagem. São infinitos os aplicativos ao nosso favor.
Precisamos mudar e ousar para atrair essa geração que não quer ficar sentado em sala de aula só ouvindo e cumprindo atividades. Eles estão sedentos em experimentar o conhecimento e isso implica em trocar velhos hábitos e abraçar os novos com coragem e ousadia. Estão prontos?!
Grande abraço,
Flávia Cardoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário