OBRIGADA PELA VISITA!! VOLTE SEMPRE!!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

É hora de avaliar. E agora?? (parte 1)

      Quando falamos de avaliação na escolas notamos a preocupação em pais e alunos. Notas e notas...
      Os professores, com ideia de dever cumprido, elaboraram suas provas e ficam  na expectativa dos resultados. Mas muitos professores  desconhecem a importância do avaliar, pois  não o sabem fazer. Aplicando as provas e registrando as notas, acham que o processo avaliativo ali  se fecha e um novo ciclo inicia. Afinal, PARA QUE SERVE A AVALIAÇÃO? SERÁ QUE É SÓ PRA DAR NOTAS? PRA APROVAR O RETER O ALUNO? SERÁ ESSE O VERDADEIRO SENTIDO DE AVALIAR?
     Lendo sobre o assunto, vi que estamos muito longe de saber avaliar os nossos alunos, mas  muito longe mesmo! Achamos que estamos avaliando, mas  na verdade a avaliação não funciona como deveria em nossas escolas.
    Antes de avaliar,cada profissional deveria se perguntar: para que avaliar? Alguns vão responder: " para dá a nota na caderneta. ERRADO, ERRADÍSSIMO! A nota é o que menos importa nesse processo. É necessária para a documentação do aluno sim, mas não é o mais importante.
     Paulo Freire diz:' A avaliação é a mediação entre o ensino do professor e as aprendizagens do professor e as aprendizagens do aluno, é o fio da comunicação entre formas de ensinar e aprender." Parece ser difícil  entender que avaliação nada mais é do que um DIAGNÓSTICO da forma de ensinar do professor e da aprendizagem do aluno. Ahhh...Se os educadores tivessem essa meta, tudo seria diferente, porque neste modo de avaliar a nota não é importante mas o que o aluno absorveu e o que não absorveu e porquê. Paulo Freire ainda diz que 'Avaliar, então, é também buscar informações sobre o aluno (...) é conhecer o sujeito e o seu jeito de aprender.
    Se não centrarmos  a avaliação como um diagnóstico onde o aluno , o professor e a prática pedagógica participam do processo, de nada há de valer esse instrumento tão importante.
   Avaliar só faz sentido quando serve para auxiliar o estudante a superar as dificuldades. A avaliação deve ser recurso de diagnóstico e reorientação da aprendizagem (Rozane Nicola)

Continua...
Grande abraço
Flávia Cardoso

** resenha crítica feita a partir da leitura  Avaliar: tarefa de profissionais de Rosane Nicola

Nenhum comentário:

Postar um comentário