Vemos nos dias atuais, a dificuldade de trabalhar leitura e escrita com nossas crianças do ensino fundamental. Tendo em mente que para trilhar pelo caminho da aprendizagem Na aquisição dos códicos da escrita, as crianças precisam ler e praticar, escrevendo.
As produções textuais hoje, são uma ferramenta maravilhosa para fazer as crianças avançarem. Mas para produzir, as crianças devem conhecer e para aconhecer, precisam ler. Não há outro caminho para isso: Aprende-se a ler melhor, lendo e aprende-se a escrever, escrevendo.
Mas o que observamos em nossas salas de aula do ensino fundamental é a ausência dos momentos de leitura, da roda de contação de histórias e de oportunidades que propiciam aos nossos alunos, o desenvolvimento deles nessa área.
Infelizmente nossos professores ainda estão muito preocupados com o cumprimento metódico do currículo escolar: AULA, REVISÃO, PROVA e por esse motivo, deixam de proporcionar aos seus alunos momentos de descontração e de conhecimento através da leitura. São raríssimos os professores que fazem uma roda com suas crianças para leitura e isso acontece pela falta de informação.Há tantos gêneros textuais que podem ser explorados. Os alunos do fundamental se fascinam por mistério e terror e o professor deve com certeza investir, abrindo novos horizontes de aprendizagem.
Leia em sala. Reserve 10 minutinhos de sua aula para fazer uma leitura dramatizada com seus alunos. Se assim o fizer, o leque de possibilidades de aprendizagem se abrirá e sua turma nunca mais será a mesma!
Pense nisso!
Grande abraço,
Flavia Cardoso

Flávinha,
ResponderExcluirParabéns pelo novo visual do seu blog, e também pelos temas trabalhados, com certeza ajuda a todos que precisam de mudança na sua prática.
SelmaCosta