Para o aluno, ir a escola significa adquirir conhecimentos da forma planejada pela professora, baseado em conteúdos contidos no currículo escolar. A preocupação da família e dos alunos é a aprovação e isso faz passar despercebido os valores que podem ser adquiridos na escola.
A escola trabalha os valores nas intervenções, na convivência mas enfrenta alguns desafios: pais que não aceitam as intervenções da escola, pais que se excluem do processo da educação de valores dos seus filhos, professores que se preocupam somente com conteúdos esquecendo de passar os valores, de educar para a vida. Mas a escola não deve assumir essa responsabilidade sozinha. A família e a sociedade deve se preocupar com a formação de nossas crianças, na construção dos valores de cada um.
A responsabilidade da escola é sair das 4 paredes, ousar transpor fronteiras, estabelecendo um elo, uma parceria com a comunidade e a família . O trabalho da escola atual vai além do currículo. A escola é uma sentinela , olhando, vigiando e sempre agindo com foco no aluno, preocupando-se com ele no conjunto, no todo.
A escola não pode fazer milagre mas tampouco deve renunciar ao cumprimento de sua função formadora...seja qual for o meio social e cultural no qual se move. A escola não pode está diante do aluno e formá-lo por partes. Se não for assim, a escola não será escola pois, o papel da escola é formar o aluno para a vida e isso inclui os valores.
Grande Abraço
Flavia Cardoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário