Há alguns dias me vi em uma situação até que corriqueira mas que me fez relacionar imediatamente com algo que faz parte do meu trabalho e que está na vida de todo ser humano. PLANEJAMENTO.
Estávamos às véspera do carnaval e como não sabia o que iria fazer, estava totalmente descansada e já pensando que ficaria todo o feriado em casa. De repente , de última hora, decidimos viajar. Imagina que eu, sempre que viajo, começo a me organizar quase uma semana antes, (creio que toda mulher precavida possui essa prática) ter que dá conta de arrumar tudo em uma noite para passar o feriadão fora. Naquela correria de por tudo em uma mala que parecia a menor de todas, claro e evidente que algo ficou para trás. E como é ruim esquecer algo essencial em casa durante uma viagem , não é? Nos sentimos frustrados e incompletos quando, por exemplo, não levamos uma câmera fotográfica para registrarmos os belíssimos momentos.
Mas o que isso tem a ver com o planejamento??
Quando separamos o tempo necessário para o cumprimento de uma tarefa e nos dedicamos a ela, a satisfação ao cumprí-la é maravilhosa. É como viajar com tudo previamente organizado. No contrário, a angústia e insatisfação nos atormenta.
Professores que param para planejar são professores bem sucedidos! São professores que conseguem ter sucesso em suas aulas e alcançam o resultado esperado. Acredito que em salas de aula onde a indisciplina, a não-aprendizagem e professores estressados imperam , tenham como causa, a falta de tempo e seriedade que esses professores dedicam ao ato de planejar.
Estamos numa era que não podemos brincar de ser professor! Temos que nos conscientizar da grande responsabilidade que temos e dos objetivos que temos que alcançar! E ai, vocês vão encarar?!
Grande abraço
Flavia Cardoso

Nenhum comentário:
Postar um comentário