OBRIGADA PELA VISITA!! VOLTE SEMPRE!!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Reflexões sobre Projeto Político Pedagógico

O projeto Político Pedagógico  surge da necessidade de mudança de situação da instituição educacional.  É um trabalho colaborativo, onde toda equipe escolar deve participar efetivamente . A construção do PPP  deve envolver toda a comunidade escolar.   Ainda que as necessidades de elaboração e ajustes permanentes do PPP nem sempre sejam produzidas no interior da escola é nesse espaço que elas se materializam, fruto de decisão e trabalho coletivo.  Algumas etapas são primordiais para que todo o corpo escolar esteja envolvido na produção .

“...Projetar significa procurar intervir na realidade futura,
a partir de determinadas representações sobre problemas
 do presente e sobre suas soluções.”
BARBIER (1996)

          A sensibilização é a primeira e mais importante pois nela, a equipe gestora tem em mãos a responsabilidade de SENSIBILIZAR e ENVOLVER o grupo no processo  de construção do PPP. O Projeto Político Pedagógico deve nascer do anseio, desejo da comunidade escolar de realizar as mudanças necessárias. A sensibilização é um ponto de partida para atingir um nível esperado de mobilização e de negociação de interesses.  Pode-se escolher uma música ou filme por exemplo. Uma sugestão de filme que pode ser sugerido é o A História de Ron Clark   - O TRIUNFO . O filme conta a história de um  professor impaciente, porém talentoso, que deixa sua casa na zona rural  para se aventurar a dar aulas nas escolas de Nova York. Enquanto luta para manter seu otimismo ao se defrontar com um obstáculo após o outro, ele persiste variando a metodologia e alcançando o seu objetivo. O filme é bem propício para a ocasião pois, faz o grupo refletir sobre problemas existentes e ações para intervir e solucionar as situações prejudiciais ao bom andamento escolar.
            A participação no processo de construção do PPP deve ser criteriosamente estudada afim de que todos participem. Cada pessoa deve assumir a responsabilidade de realizar o que lhe foi proposto para que o resultado seja inteiro e sem brechas.  A direção Pedagógica é responsável pelo andamento no processo e a designação de tarefas que cada grupo irá desempenhar. O que fazer, como e quando são questionamentos que dirigirão a organização do processo.  Para estruturar o Projeto Político Pedagógico , alguns pontos devem ser prioritariamente definidos: Para que estou fazendo o projeto político pedagógico?
 O PPP é a bússola da escola. Antes de usarmos uma bússola devemos saber para onde queremos ir e isso é primordial na construção do PPP: O Marco Referencial. Ele especifica FINALIDADE.
            Para saber onde quero ir, preciso saber onde estou: DIAGNÓSTICO. Ele mostra a realidade escolar . O diagnóstico é um dos pontos de partida na construção do PPP.   
          VEIGA (2001) define o Projeto Político Pedagógico assim:
É um instrumento de trabalho que mostra o
que vai ser feito, quando, de que maneira,
por quem para chegar a que resultados.
(p.110)
            Como chegar aos resultados? Programação.  Neste o trabalho coletivo é acentuado pois todos vão discutir, opinar e decidir as ações que determinarão as mudanças a serem realizadas. É a AÇÃO. Tenho a bússola, sei onde estou e para onde vou. Como vou chegar  será estudado e discutido pela equipe  durante o processo da construção. As ações determinadas nesse item, tem periodicidade que a equipe achar conveniente para que através da  ação, o PPP alcance o resultado esperado .
            Projeto Político Pedagógico  é uma bússola extremamente necessária nessa viagem chamada Educação. Durante a viagem, a bússola deve está em lugar visível, orientando quem está à frente desta responsabilidade que é guiar esse barco (Diretores, coordenadores, professores e toda equipe escolar)

Um comentário:

  1. Projeto Político Pedagógica, a alma da escola!. Todo educador deve participar, conhecer e colocar em prática.
    Parabéns Flávia por trilhar neste conhecimento mais profundo sobre PPP

    ResponderExcluir