OBRIGADA PELA VISITA!! VOLTE SEMPRE!!

domingo, 14 de novembro de 2010

APRENDER BRINCANDO

APRENDER BRINCANDO




Trabalhar com educação infantil é mesmo um desafio. Desde o aprender a lidar com os pequenos em seus limites, na construção de regras e hábitos até na aprendizagem para a vida. Daí vem a responsabilidade dos professores que atuam na área .

Ler aqui, pega daqui, constrói dali... Imagine que reboliço acontece no planejamento dessas aulas! Os pequenos são exigentes, querem coisas novas o tempo todo e temos que correr atrás.

Importante é lembrar que fora o planejamento, sempre guarde uma ' carta na manga'. O planejamento deve ser flexível, ao menos sinal de insatisfação dos pequenos, mude e inove.

Bom, já que falamos de planejamento, quero socializar com vocês algumas idéias que deram certo em minha sala de aula, no que se diz respeito a aprendizagem com brincadeiras. São sugestões de como ter atenção das crianças enquanto as mesmas aprendem brincando.

DOMINÓ

Que disse que educação infantil não sabe jogar dominó? O dominó é um jogo muito propicio para trabalhar contagem e identificação numérica. Sendo o convencional oportuno para trabalhar contagem, igual e diferente. As crianças na educação infantil, podem ter a oportunidade de se familiariza a sequência numérica brincando. Outra idéia e confeccionar o dominó com caixas de leite, sendo que nas pedras, metade sejam as bolinhas já conhecidas e na outra metade seja um algarismo(ver modelo postado nesse blog: tema biodiversidade). Nesse caso as crianças trabalham contagem e identificação numérica em uma brincadeira muito agradável que eles vão adorar.

TAMPAS DE REFRIGERANTE

Há quem diga que material para educação infantil (jogos e brinquedos) tenha um custo alto. Isso não deve ser problema para nós educadores. O trabalho com sucata é uma porta de saída. Nessa atividade podemos utilizar tampas de garrafas de diversas cores que podem ser solicitadas às famílias ou serem conseguidas na cantina da escola. Com as tampinhas podemos fazer diversas atividades.

-conjuntos

Distribuir tampas sortidas e pedir que as crianças formem conjuntos escolhendo um aspecto (cores, tamanhos)

-Sequência

Disponibilizar tampas de refrigerante de diversas cores e construir coma s crianças uma cobrinha colorida, seguindo uma lógica de sequência de cores.



Essa atividade trabalha com reconhecimento de cores, estratégia e lógica.

BOLICHE

O boliche é uma brincadeira bastante interessante para as crianças desenvolverem lateralidade, coordenação motora entre outras habilidades. Podemos usar em matemática também. Quantos pinos caíram? Quantos ficaram em pé? Juntando todos os pinos que caíram, quantos pontos consegui? Acabamos por trabalhar adição, subtração e resolução de problemas. Outra opção, é colar nos pinos letras, números e cores, e pedir que as crianças identifiquem.



Grande abraço

Flavia Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário