Estamos no ínicio de um novo ano, uma nova jornada de trabalho. E para nós professores é hora de planejar. E aos colegas, assim como eu que procuram sempre o melhor para as suas crianças, surge uma preocupação de fazer diferente, de tentar novas coisas para que , principalmente nos primeiros dias de aulas, as crianças se adaptem mais rápido, se encontrem no novo ambiente que agora é o delas também: a escola. Atravéz desse pequeno texto venho expôr minhas idéias para as professoras da educação infantil que enfrentam o problema de adaptação com as crianças que chegam pela primeira vez à escola. E na hora de planejar sempre vem aquela pergunta: o que fazer? o que propor para as crianças afim de evitar o choro e o desespero dos pequenos?
A finalidade deste texto e ajudar a pais e professores nessa tarefa: a adaptação das crianças à escola e da família à nova situação. Segue algumas dicas para a família e professores.
Á família:
>> A criança deve ser incentivada a ir à escola: a família deve falar disto com animação.
>>Devem ser evitadas longas explicações que possam gerar insegurança ou desconfiança.
>>É fundamental levar a criança para conhecer a escola antecipadamente e deixá-la se ambientar durante algum tempo, à vontade.
>>Converse com a professora naturalmente. A criança sentirá mais confiança sabendo que a deixará com alguém que não é tão desconhecido assim.
>>Será preciso que compreendam que o choro na hora da separação é muito comum e que ele não significa necessariamente que a criança não queira ficar na escola.
>>Da mesma forma, a ausência de choro muitas vezes também não quer dizer que ela não esteja sentindo a separação.
>>A criança deve ser levada caminhando e desta forma ser entregue à professora. É sempre mais difícil sair do colo de alguém conhecido
>>Os pais devem despedir-se naturalmente e nunca sair escondidos. A criança fica muito desconfiada e insegura com esta atitude.
>> É muito importante, ainda, que os pais se lembrem de que cada criança é única, e que, assim, cada período de adaptação será também único e individual. Evite fazer comparações entre a adaptação de coleguinhas ou irmãos.
Aos professores:
>>Receba as crianças em uma roda bem animada com músicas e brincadeiras.
>>Evite atividades em sala.Se possível utilize por mais tempo o pátio de recreação propondo brincadeiras de rodas, com músicas.
>>Selecione brincadeiras direcionadas onde possa haver interação entre as crianças e professor.
>>Promova um "turismo" na escola para que a criança vá se familiarizando com o novo ambiente.
>>Prepare um ambiente agradável com muitos brinquedos e atividades com músicas e jogos.
É importante lembrar que toda a adaptação e difícil e que pais e professores devem estar empenhados para que isso ocorra da forma mais agradável possível para a criança!
Espero ter ajudado,
Profª Flavia Cardoso
Fontes consultadas: http://www.criancaemfoco.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário